-
Arquitetos: Arkitektgruppen CUBUS AS, Rambøll Norge
- Área: 3860 m²
- Ano: 2012
-
Fotografias:Hundven-Clements Photography
Descrição enviada pela equipe de projeto. Ny Krohnborg - A reabilitação de uma escola local degradada se torna um veículo para a regeneração de todo o bairro. A escola e creche Ny Krohnborg reabilitada é o coração de um bairro renovado.
Do estudo do local até o processo de renovação urbana.
Em 2005, os arquitetos da firma Arkitektgruppen Cubus AS foram convidados a apresentar uma proposta para a conversão de um antigo bunker de guerra localizado em um bairro degradado, em uma arena de esportes local.
O bunker revelou-se insuficiente em tamanho, e uma busca por locais alternativos logo começou. Isto levou rapidamente à conclusão de que este bairro degradado tinha muito pouca interação social e baixa auto-estima, em grande parte devido à falta de segurança e atrativos para reuniões e atividades locais das pessoas e por ter uma identidade comunitária negativa.
Uma análise urbana foi realizada com a finalidade de mapear as qualidades e desafios da área. O processo terminou com uma integração da nova arena de esportes, bem como algumas funções de bairro para a escola existente, criando, assim, um ponto focal novo e animado para toda a área. Isto provou fortalecer a estrutura social e a identidade do bairro.
A escola existente.
A existente estrutura de escola e creche tem uma localização central no bairro de Løvstakksiden, perto do local à beira-mar de renovação urbana por Damsgård e cercado por áreas de habitação, as quais muitas são apartamentos do conselho. A área tem fácil acesso por lightrail (veículo leve por trilho) e ônibus. A ideia de co-localizar a arena de esporte e cultura com a escola existente provou ter muitas vantagens, e tornou-se o início de um projeto emocionante que infundiu o bairro com nova energia e otimismo. A escola tornou-se o coração pulsante do bairro.
O projeto é um bom exemplo de como o processo de projeto próximo e entrelaçada entre arquitetos paisagistas (Arkitektgruppen Cubus) e arquitetos (Arkitektgruppen Cubus AS e Rambøll) permite o desenvolvimento de um projeto mais coerente, onde a arquitetura, a paisagem e a urbanidade se fundem para criar sinergias inesperadas e potencial para a forma e função.
Parâmetros.
A escola existente ocupa um espaço apertado e inclinado entre duas ruas: Rogagaten abaixo e Møregaten acima. Com a finalidade de ajustar ao programa de um novo pavilhão desportivo com padrão internacional, palco e instalações musicais, bem como um café de bairro, o pátio da escola foi escavado e as novas instalações localizadas logo abaixo. O programa destinado ao bairro se abre para a rua Rogagaten no nível mais baixo, enquanto que os espaços escolares imediatamente relacionados são organizados em contato direto com o pátio da escola, no nível superior. No mezanino, localizado entre estes dois níveis, existe um ginásio, bem como salas técnicas.
A escola existente era uma edificação listado como patrimônio, e uma estreita colaboração entre os projetistas e o escritório de patrimônio foi necessário a fim de encontrar um bom equilíbrio entre preservação e redesenho. A expressão original das fachadas externas, como o trabalho de pedra natural, telhas de ardósia, as pequenas janelas de vidros, detalhes em ferro fundido e portas com painéis foram mantidas em sua grande maioria. Detalhes interiores e materiais que eram duráveis e esteticamente agradáveis, como piso em lajes e alvenaria Dado, também foram preservados. Algumas alterações sutis foram feitas para permitir uma melhor utilização da luz do dia e maior funcionalidade, novas portas e janelas internas entre o corredor e as salas de aula, duas novas janelas na fachada norte permite tanto uma visão para fora, como e deixa a luz do dia entrar em ambientes que o anteriormente eram escuro espaços.
A escola existente foi projetado pelo arquiteto municipal Kaspar Hassel no ano de 1924. A escola existente tem uma expressão e majestosa expressão. O novo edifício tem uma expressão contrastante ligado a leveza e a modernidade, utilizando grandes áreas envidraçadas, permitindo que a paisagem distante em torno seja visível através dele. As paredes existentes são de terracota vermelho, uma cor que se repete na nova fachada envidraçada com a adição de alguns tons contrastantes de laranja e malva para criar uma expressão mais animada.
Além de ser ambientalmente benéfico, a reutilização de um edifício existente também pode ter efeitos de sinergia emocionantes, a co-localização de uma antiga escola e novas instalações de cultura e esportes dão uma gama maior de uso do que qualquer um dos projetos teria sido capaz de proporcionar separadamente. O ginásio de esportes é uma parte integrante da escola e creche durante o dia, e é aberto ao público depois do horário escolar. O paisagismo do pátio da escola é também uma arena popular para esportes e atividades ao ar livre, à noite. A localização central da escola no bairro doméstico reduz a necessidade de transporte.
Paisagismo.
O pátio da escola é criado no telhado do pavilhão desportivo. Elementos que convidam ao jogo e atividade são concebidos como parte integrante da forma e materiais, tais como superfícies para patinação, corrida e ciclismo, rampas para skate e andar de trenó, paredes de escalada ou acrobacias e um pequeno anfiteatro. A coerência perfeita de arquitetura e paisagem oferece um ambiente seguro, variado e convidativo. Ao longo das bordas da parede da antiga escola a cobertura é chanfrada para permitir que o trabalho autêntico em pedra seja visível.
A escola é acessada a partir da rua Rogagaten abaixo por um anfiteatro de pedra natural, com lugares sentados. Este espaço fornece um ponto focal para o bairro inteiro e pode ser usado para reuniões sociais e cerimônias.
Trepadeiras adicionam um toque de verde para os edifícios e esta brilhante grama "tapete" marca a entrada principal para o programa de bairro em Rogagaten, de modo a incentivar a redução de velocidade dos veículos. As cercas de ferro fundido, lajes e a vegetação existente foram cuidadosamente reparadas e tem funcionado como uma inspiração para o resto do projeto para que materiais de alta qualidade sejam utilizados nos novos elementos também, de modo a criar um todo coerente, com continuidade entre os diferentes espaços e níveis.
Design universal.
A escola original era possível ser acessada via estreitos lances de escadas escuras, tanto externa quanto internamente. A reforma estabeleceu uma nova infra-estrutura para dar acesso universal a todos os níveis da parte principal de ambos os elevadores e rampas, bem como a melhoria da iluminação interna e uma melhor sinalização visual, incluindo codificação de cores. A nova parte tem seu próprio elevador que liga todos os 3 níveis: U-1, U e nível 1.
Da mesma forma, a paisagem externa é projetada para dar acesso universal via planos inclinados e rampas para todas as áreas onde antes havia uma multiplicidade de níveis interligados com degraus devido à topografia íngreme do local.
Rua para pedestres Møregaten
Møregaten é uma rota de passagem de pedestres, bem como uma área de lazer do bairro. A creche tem a sua própria área de pátio para recreação, mas as crianças mais novas da escola têm acesso direto para a rua a partir de cada uma das salas de aula.
O resumo do projeto era transformar uma rua escura e úmida em uma área de atividade brilhante e convidativa que fosse coerente, apesar do parapeito e corrimão necessários. Uma variedade de robustos materiais de alta qualidade, como a pavimentação de tijolos, paralelepípedos reciclados, madeira, piso de impacto e vegetação criam um espaço variado e convidativo na rua ao longo dos muros terracota-vermelho da escola.
Bancos, nova iluminação, árvores Linden existentes, novos brinquedos de escalar, arbustos floridos e pedras da praia dão à rua um ambiente gostoso e confortável. Beiradas, planos e pequenas modulações de terreno criam um microespaço com uma variedade de possibilidades de jogo e diversão.